Home / Esporte / Vanderlei Luxemburgo anuncia aposentadoria e encerra carreira histórica no futebol brasileiro

Vanderlei Luxemburgo anuncia aposentadoria e encerra carreira histórica no futebol brasileiro

Reuters / Amanda Perobelli

A carreira de um dos maiores técnicos do futebol brasileiro chegou oficialmente ao fim. Aos 73 anos, Vanderlei Luxemburgo anunciou sua aposentadoria durante o programa “Galvão e Amigos”, exibido pela Band na última segunda-feira (24/11). O último trabalho do treinador foi no Corinthians, em 2023.

“Não quero mais ser técnico. Até hoje eu não tinha falado para ninguém. Estou falando aqui no programa que larguei de ser técnico e não quero mais”, declarou Luxemburgo ao vivo.

Com mais de quatro décadas dedicadas ao esporte, Luxemburgo encerra sua trajetória com 32 títulos no currículo. O último troféu conquistado foi o Campeonato Paulista de 2020, pelo Palmeiras. Na mesma temporada, participou do início da campanha do clube na Libertadores, vencida posteriormente sob o comando de Abel Ferreira.

Uma carreira marcada por grandes feitos

Luxemburgo ganhou destaque nacional ao levar o Bragantino ao título paulista de 1990. O sucesso abriu portas no Palmeiras, clube onde, na década de 1990, conquistou dois Campeonatos Brasileiros (1993 e 1994) e fez história no lendário Paulistão dos 100 gols, em 1996.

A projeção levou Luxa ao cargo máximo para qualquer treinador brasileiro: o comando da Seleção Brasileira. Pela Amarelinha, conquistou a Copa América de 1999, mas enfrentou turbulências fora de campo, incluindo acusações de uso de documentação irregular e problemas fiscais. Sua passagem terminou após a queda na Olimpíada de 2000.

Ao longo da carreira, o treinador acumulou passagens marcantes por Santos, Cruzeiro e Corinthians. Pelo Cruzeiro, conquistou o primeiro Campeonato Brasileiro por pontos corridos, em 2003.

A experiência no Real Madrid

Apesar das inúmeras glórias no Brasil, o capítulo mais midiático da carreira de Luxemburgo foi a ida ao Real Madrid, em 2004. No comando dos famosos “Galácticos” — time que reunia Ronaldo, Zidane, Roberto Carlos, Beckham e Figo — o técnico não conseguiu repetir o sucesso dos clubes brasileiros. O Madrid terminou vice-campeão espanhol, superado pelo Barcelona.

Os títulos de Luxemburgo

Ao todo, Vanderlei Luxemburgo conquistou:

  • 5 Campeonatos Brasileiros (1993, 1994, 1998, 2003 e 2004)
  • 23 títulos estaduais e regionais, incluindo 9 Paulistas
  • 2 conquistas internacionais (Copa América de 1999 e participação na campanha da Libertadores de 2020)
  • 1 Copa do Brasil (2003)
  • 1 Série B (1989)

Com a aposentadoria oficializada, Luxemburgo encerra uma trajetória marcada por conquistas, polêmicas, inovação tática e forte personalidade — deixando um legado incontestável no futebol brasileiro.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *