Home / Brasil / Lula declara que “traficantes são vítimas dos usuários de drogas” e reação política se intensifica

Lula declara que “traficantes são vítimas dos usuários de drogas” e reação política se intensifica

Na manhã desta sexta-feira (24 de outubro de 2025), durante entrevista concedida a jornalistas em Jacarta (Indonésia), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”.  Segundo o relato publicado pelo Poder360, o comentário foi feito no contexto de um debate sobre as ações do governo dos Estados Unidos no mar do Caribe, próximo à Venezuela, em que o presidente complementou:

“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também.”

Foto: Wikipédia

A declaração provocou imediata onda de críticas por parte da oposição. Parlamentares afirmaram que a fala inverte o papel de vítimas e culpados no crime do tráfico. Segundo o texto do Poder360, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou:

Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC vira ONG.” 

Já o senador Ciro Nogueira (PP-PI) publicou em rede social:

Os traficantes são vítimas dos usuários, os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos… Presidente Lula, vítima é o povo brasileiro dessa visão em que vítimas são culpadas e os culpados são vítimas.

A fala de Lula insere-se num debate mais amplo sobre a política de drogas no Brasil — que envolve repressão, tratamento, prevenção e responsabilidades. Ao atribuir aos usuários de drogas a responsabilidade pelos traficantes, o presidente muda a ênfase habitual de que o tráfico é movido pela oferta (traficantes) e demanda (usuários), para um retrato em que os usuários são agentes principais de um ciclo criminoso.

Fonte: Poder 360