Um incêndio registrado na tarde desta quinta-feira (20) interrompeu as atividades da Zona Azul da COP30, em Belém (PA). O foco de fogo começou por volta das 14h no Pavilhão dos Países, uma das áreas mais importantes do evento climático, e foi controlado em aproximadamente 30 minutos. Não houve feridos.
Por medida de segurança, todas as pessoas presentes na área foram evacuadas, o que resultou na paralisação imediata dos trabalhos da conferência.
A UNFCCC, órgão da ONU responsável pela organização da COP, informou que o Corpo de Bombeiros realizou uma checagem completa da estrutura afetada e que uma atualização oficial estava prevista para ser divulgada por volta das 16h.
A Zona Azul, conhecida internacionalmente como Blue Zone, é o coração das negociações da COP30. É ali que ocorrem reuniões entre ministros, representantes internacionais e delegações, além de abrigar os stands oficiais dos países com seus projetos e iniciativas climáticas.
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o incêndio já foi contido e não há feridos. O fogo teve início em um dos pavilhões, próximo ao estande da China, e o corpo de bombeiros estadual foi rapidamente acionado.






