Uma operação policial de grande porte foi deflagrada nesta terça-feira (28) no Rio de Janeiro, após mais de um ano de investigação sobre a atuação do Comando Vermelho (CV) nas comunidades da capital fluminense.
A megaoperação da Polícia do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão deixou ao menos 64 mortos. São 60 criminosos, dois policiais civis e dois policiais militares do BOPE, segundo as forças de segurança do estado.
De acordo com a Polícia Civil, 94 criminosos ligados à facção foram identificados nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte. Entre os investigados estão acusados de assassinatos, tráfico de drogas, roubos de veículos e outros crimes. As comunidades são usadas como refúgio por integrantes da quadrilha, devido à geografia montanhosa e cercada por matas, que facilita a fuga em ações policiais.
As 27 favelas que compõem os dois complexos estão próximas de duas importantes vias da cidade — Linha Vermelha e Linha Amarela —, o que dá acesso rápido a diferentes regiões, inclusive ao Aeroporto Internacional do Galeão.






